domingo, setembro 24, 2006

As instituições ... e as pessoas

Estava a fazer umas arrumações em casa quando encontrei a cópia de uma carta que, enquanto administrador de uma IPSS que não identificarei, enviei aos colaboradores da instituição, por ocasião do 9º aniversário da sua existência. Retirando algumas expressões expecíficas do contexto social da sua acção, parece-me que o seu conteúdo se mantém actual e poderia adequar-se a qualquer tipo de instituição, pública ou privada.

Reproduzo aqui grande parte da mensagem enviada:

"Para o exterior, a face visível de qualquer instituição são as pessoas que nela trabalham. Mais do que as instalações, o esforço financeiro ou o numero de pessoas abrangidas pela sua acção, é a qualidade do serviço prestado que nos faz ter boa ou má impressão de qualquer instituição pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Ao julgar o serviço estamos a julgar a instituição. O mesmo se passa com a (...), aqui com uma razão de ser ainda maior: uma instituição que nasce para servir tem de ter na qualidade de serviço o seu maior motivo de orgulho. Esta tem sido uma aposta nossa desde que iniciámos os serviços em 1988. A boa imagem de que disfruta a (...) por todo o concelho e já fora dele é a prova de que estamos no bom caminho. Devêmo-la, em grande parte, aos bons profissionais a quem confiamos os nossos utentes. Sabemos que, por vezes, as condições de trabalho e dificuldades conjunturais de substituição de funcionários tÊm criado dificuldades adicionais à já de si difícil missão que vêm cumprindo, mas confiamos qua a competência profissional e a consciência da dimensão humana do serviço prestado continuarão a ser apanágio de todos.

Embora satisfeitos por desempenhar um papel importante na melhoria da qualidade de vida no nosso concelho, inquieta-nos o muito que há para fazer, as áreas ondo o nosso esforço é insuficiente, ou aquelas em que ainda não pudemos investir.

Obrigado pelo que já conseguimos.

Perante os novos desafios que se nos deparam diariamente, renovamos o convite que nos chega como eco do sofrimento de tantos, para que continueis transformando o trabalho em serviço, diminuindo desperdícios, optimizando recursos, rentabilizando esforços, de modo que, com maior propriedade, possamos sentir todos nossa a obra da (...)."

António Neves

1 comentário:

Maria Romeiras disse...

"...é a qualidade do serviço prestado que nos faz ter boa ou má impressão de qualquer instituição pública ou privada, com ou sem fins lucrativos..."

Pois, dei pela falta disto aqui:
http://citizenmary.blogspot.com/2006/09/dirija-se.html

E em que situação de desumanidade!

Gostei da remodelação do teu blog. Parabéns.