terça-feira, setembro 26, 2006

EUREKA

Duas pequenas notícias da última página da edição nº 2 do Confidencial (separata do SOL), do passado dia 23 de Setembro chegam para desmistificar a questão da reforma da Administração Pública e da forma como se resolvem os problemas no Portugal democrático.

Ei-las:

Gestores municipais com salários 'ilegais'
A Inspecção-Geral de Finanças (IGF) detectou o pagamento de salários de gestores municipais acima do permitido por lei. A auditoria realizada pela IGF, noticiada esta semana pelo Jornal de Negócios, detectou ainda o recurso abundante a pagamentos acessórios e a tomada de decisões pelos gestores sobre os seus próprios salários.


Isto já todos sabíamos, mas pronto; descobriram agora...

Admissões justificam gastos
A PRINCIPAL causa do agravamento dos gastos com os funcionários públicos está na admissão de pessoal e não no que custa cada trabalhador aos cofres do Estado.
Esta é uma das conclusões a que chegou a Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações, cujos resultados serão conhecidos em breve, quando o Governo apresentar as opções tomadas. (...)
Esta semana o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, reiterou o compromisso de redução de 75 mil funcionários nesta legislatura. O responsável disse que Portugal tem um número de funcionários públicos semelhante ao dos restantes países europeus mas adiantou que a factura com o pessoal fica muito acima.


Ok, após o imenso esforço desta douta comissão (em que todos são voluntários ou recebem o ordenado mínimo) já se percebeu o resto da história. Os nossos ilustres já decidiram: gasta-se muito? Então com quantos desgraçados temos que correr para manter as mordomias da malta?

Ele há coincidências... eu a acabar de escrever isto e ouço no Telejornal que o primeiro -ministro japonês vai baixar o seu próprio ordenado em 30% e o dos restantes ministros em 10%. Será que aqueles desgraçados não evoluem?

O parasita

1 comentário:

Grilinha disse...

Agradeço o comentário deixado no nosso cantinho e gostava de dizer que encontrei um espaço muito engraçado. Gostei mesmo. E posso dizer que concordo com tantas coisas que aqui li....a vida não é fácil, não senhor, mas é bonita e pouco monótona, não é? Um abraço